Resenha | O Advogado Gerador de Negócios - Manual de um dealmaker jurídico

Um "advogado gerador de negócios" é um profissional que vai além da prática jurídica tradicional, agindo como um empreendedor para criar e expandir sua base de clientes e o escritório em si. Isso envolve desenvolver habilidades de gestão, marketing e vendas, utilizando estratégias para prospectar, fidelizar e reter clientes, além de pensar no escritório como um negócio lucrativo e sustentável.


Em sua obra, Valdemiro Kreusch traz aquilo "que diferencia advogados extraordinários em um mercado ultracompetitivo". Tive a oportunidade de conhecer o autor na Fenalaw deste ano de 2025. Batemos um papo agradável e muito rico. Valdemiro me presenteou com sua obra, a qual devorei em alguns dias.

Seu livro é voltado a advogados que se recusam a aceitar a mediocridade, ofertando um guia para aqueles que pretendem parar de competir por preço, e passar a construir relacionamentos sólidos e duradouros com seus clientes. Para tanto, transformando conhecimento técnico em uma prática  próspera e respeitada.

Com efeito, consiste em uma provocação necessária para advogados que desejam não somente fazer parte, mas moldar a advocacia do séc. 21. O autor possui 03 décadas de experiência como gestor jurídico, sendo reconhecido como um dos maiores especialistas em gestão jurídica em nosso país. Além de CVO do Grupo ÉOS, exerce a função de mentor compromissado em transformar advogados em CEOs jurídicos, capacitando-os a capturar valor, gerar mais lucro e elevar os ganhos de seus escritórios. Seu método alia visão estratégica, conhecimento técnico e uma paixão genuína pelo empreendedorismo jurídico.

O autor traça uma jornada, iniciando seu percurso pela mentalidade do dealmaker jurídico. Em seguida, aborda a inteligência emocional. Então, trata da ética necessária na profissão. Com isso, aponta a persuasão ética, sem manipulações. Adiante, analisa a psicologia da decisão e os insights do neuromarketing. Em frente, examina as metodologias de negociação de Harvard e Michigan, de forma complementar. Visto isso, percorre os meandros do marketing jurídico estratégico e a importância de produzir conteúdos informativos nas redes sociais, dentro dos limites permitidos pelo Código de Ética da OAB e do Estatuto da Advocacia. Depois, averigua o funil de vendas ético aplicado à advocacia. Assim, pontua sobre o branding pessoal e o posicionamento estratégico e seus ensinamentos. A seguir, fala sobre os impactos das vendas consultivas. Por fim, reflete sobre a necessidade de inovação e adaptação contínua diante do futuro que se desdobra.

Finaliza sua obra:

"O mercado jurídico não precisa de mais um advogado medíocre. Ele precisa de mais dealmakers jurídicos, profissionais que combinam excelência técnica com visão estratégica, integridade ética com eficácia comercial, conhecimento profundo com capacidade de comunicação clara."

"Seu potencial é ilimitado. Qual história você vai escrever?"

"O mundo está esperando sua resposta."

E eu respondo! Vamos escrever cada um a nossa própria história. Mas juntos podemos escrever melhor. Juntos somos mais fortes. As trilhas que percorremos, constroem oportunidades, parcerias e resultados que transformam desafios em conquistas. Porque na advocacia, cada passo estratégico não apenas defende direitos — ele gera valor, conecta pessoas e impulsiona negócios. O desafio está lançado! O convite está feito!

Comentários